10 erros de mídia social que você precisa evitar

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Os usuários de mídia social estão crescendo em um ritmo maciço. O número de usuários ativos de mídia social já ultrapassou 2,5 bilhões de usuários, e esse número só deve aumentar nos próximos anos. Essas pessoas gastam muito tempo em várias plataformas de mídia social, o que força pequenas e grandes empresas a gastar muito dinheiro em campanhas de marketing de mídia social.

De acordo com um estudo de 2018 da Mediapost , 90% das organizações pesquisadas disseram que o principal objetivo do marketing de mídia social era aumentar o conhecimento da marca. Porém, existem inúmeras empresas que não foram capazes de obter o retorno desejado de suas campanhas de marketing de mídia social. A chave para obter um retorno maior de qualquer campanha de marketing é uma estratégia. Você precisa ter uma estratégia eficaz para obter o retorno que procura. Ao criar uma estratégia para a mídia social, é importante primeiro observar os erros comuns e evitá-los.

Quais são os 10 principais erros a serem evitados?

Há muitos erros que você pode cometer ao lançar uma campanha de marketing de mídia social. Se listássemos todos os pequenos erros cometidos com frequência, estaríamos aqui o dia todo. Em vez disso, focaremos apenas 10 erros comuns que você provavelmente cometerá quando começar a se envolver no marketing de mídia social.

1. Ignorando dados

No mundo de hoje, você não pode esperar obter sucesso em qualquer negócio sem um plano e análise. Para saber quais ações executar ou que tipos de estratégia podem funcionar, você precisa analisar os dados.

Felizmente, colocar as mãos nos dados não é tão difícil como costumava ser no passado. Atualmente, você pode facilmente obter as informações necessárias em questão de minutos. Tudo o que você precisa fazer é pesquisar e encontrar o tipo certo de ferramentas. Existem muitos estudos realizados pelos pesquisadores e muitas ferramentas que podem fornecer dados em tempo real sobre o seu desempenho. Por exemplo, o Facebook oferece uma seção “Insights” em páginas que oferece uma variedade de estatísticas sobre o desempenho das postagens em uma página específica. Também existem muitas ferramentas de terceiros que podem ser utilizadas para medir o desempenho da sua campanha de marketing de mídia social. Buffer e BuzzSumo são duas excelentes ferramentas que permitem que os profissionais de marketing acompanhem seu desempenho social. Pesquise profundamente essas informações antes de começar a planejar sua campanha.

2. Ser descuidado com suas histórias

Lembre-se de que o que você compartilha nas suas contas de mídia social contribui para a imagem da sua marca. Independentemente de você compartilhar sua história no Facebook, Twitter ou outras contas de mídia social, você precisa ter uma boa impressão e se conectar ao seu público. Você não deseja deixar sua audiência com uma impressão ruim. Antes de compartilhar suas histórias, faça algumas perguntas importantes:

  • Minha história é interessante?
  • Minha história fornece valor aos seus seguidores?
  • Minhas postagens estão apenas pedindo às pessoas que comprem seus produtos e serviços?

Quando as pessoas decidem seguir sua página ou canal, esperam que você publique algo de valor. Não promova apenas seus produtos e sua empresa. Em vez disso, você deve postar algo interessante e começar a se envolver com seus seguidores. Por exemplo, você pode escrever uma postagem no blog sobre um tópico interessante relacionado ao seu nicho e depois postar um link com uma frase de chamariz criativa na sua página do Facebook. Você também pode postar momentos interessantes nos bastidores para ajudar seus clientes a se conectarem à sua empresa em um nível mais pessoal.

3. Saindo do tópico

Já foi mencionado que você precisa cobrir tópicos interessantes relacionados ao seu produto, mas não explicitamente. Enquanto você faz isso, é importante não sair do tópico. Embora garanta que suas postagens sejam sempre interessantes e mantenha o seguidor informado, tente manter as informações publicadas nos perfis sociais relevantes para o seu nicho. Por exemplo, se você possui uma empresa que lida com produtos financeiros, seus seguidores não querem saber o quão fofos são seus cães ou ouvir sobre a receita saborosa que você encontrou.

4. Publicando conteúdo que não desperta engajamento

A idéia do marketing de mídia social é converter seus seguidores em clientes, se eles ainda não estiverem. Quanto mais clientes você tiver, mais dinheiro ganhará. Assim, quanto mais pessoas você alcança nas mídias sociais, maior o potencial de sua campanha de marketing em mídias sociais. Se você postar conteúdo chato em seus perfis sociais, seus seguidores não se envolverão com seu conteúdo e provavelmente não clicarão. Você pode até perder seguidores. Se você postar conteúdo interessante, no entanto, é mais provável que os seguidores cliquem e, é claro, compartilhem o conteúdo que você postar com os amigos. Tente postar conteúdo atraente e inclua uma frase de chamariz atraente. Se você deseja que seus seguidores compartilhem uma postagem, peça que eles o façam. Se você quiser que eles cliquem em um link, diga-lhes para “clicar aqui”.

5. Ser impessoal

Um erro comum que as empresas cometem quando criam contas de mídia social é o uso de respostas automáticas para ajudar a acelerar o processo de resposta a seus seguidores – ou clientes em potencial. Os clientes querem sentir que estão conversando com uma pessoa que se preocupa com suas preocupações, perguntas e negócios. É importante abordar os clientes em um nível pessoal. Se você possui uma pequena empresa, pode responder pessoalmente às solicitações dos clientes. Se você possui uma empresa maior, pode investir em um chatbot decente capaz de atender às consultas de clientes de maneira profissional e personalizada.

6. Não sendo transparente

Ser transparente ajuda a conquistar a confiança de seus seguidores. Segundo um estudo , as empresas que são transparentes com seus clientes têm mais probabilidade de ter clientes mais fiéis.

Se você publicar as informações da sua empresa em sua página ou canal de mídia social, é possível que as pessoas as usem contra você. Portanto, há riscos envolvidos na escolha de ser transparente. Porém, se você se comprometer a responder pessoalmente às perguntas e preocupações dos seguidores, poderá orientar a interação de maneira positiva. 

7. Conteúdo desatualizado

Você deve publicar consistentemente postagens que manterão seus seguidores atraentes. Isso manterá seus seguidores satisfeitos com sua página / conta de mídia social. Se você possui um blog da empresa, compartilhe artigos relevantes. Não há problema se forem mais velhos, desde que sejam sempre verdes e permaneçam relevantes. Não publique algo sobre o código tributário de 1966, quando provavelmente já estiver desatualizado.

8. Evitar feedback negativo

Sempre haverá pessoas que fornecem feedback negativo, não importa o que você faça. Muitas empresas decidem ignorá-lo, mas você não deveria. Em vez disso, aceite as críticas e responda com cuidado. Se você receber feedbacks negativos em suas postagens, agradeça à pessoa que postou o feedback por apontar o problema específico que está tendo e resolvê-lo de maneira profissional. Existem muitas empresas que lidam muito bem com o atendimento ao cliente nas mídias sociais, incluindo Nike, JetBlue e Starbucks. Responder a comentários negativos também oferece uma oportunidade de ser transparente com seus seguidores e clientes.

9. Coletar seguidores para ter seguidores

Muitas empresas tendem a buscar quantidade acima da qualidade quando se trata de seguidores. No final, não é o número de seguidores de uma conta que conta, mas a taxa de engajamento. Para atrair seguidores de maior qualidade, as marcas devem utilizar as várias ferramentas disponibilizadas nas ferramentas de mídia social, como o Facebook Insights, e personalizar suas postagens para maximizar o envolvimento. Ferramentas de mídia social, como o Buffer , podem ser utilizadas para ajudar na publicação do conteúdo certo, no momento certo e nos canais de mídia social certos.

10. Agindo como um robô

As pessoas que seguem negócios nas mídias sociais e fazem perguntas nesse espaço querem obter uma resposta, de acordo com um estudo da HootSuite . Se você quiser responder às perguntas de seus clientes por meio de suas contas de mídia social, precisará agir como uma pessoa real. Os spambots já correm desenfreados nas plataformas de mídia social – você não precisa soar como um também. Interações rígidas e robóticas de mídia social são a maneira mais rápida de alienar seus seguidores. Aja como uma pessoa real com emoções e poderá conquistar o coração de seus seguidores.

Conclusão

Se você está começando no marketing de mídia social, cometerá alguns erros aqui e ali, mas quanto mais souber das armadilhas comuns da mídia social, menor será a probabilidade de repeti-las. 

Você não pode esperar obter um sucesso melhor copiando a mesma estratégia que funcionava antes. Não espere obter sucesso instantâneo de sua campanha também. Pode ser necessário experimentar muitas coisas antes de conseguir um retorno enorme de seus esforços de marketing de mídia social.

Então, agora que você conhece dez erros comuns nas mídias sociais, pode continuar sua campanha nas redes sociais com confiança.

fonte: https://keap.com/business-success-blog/marketing/social-media/social-media-mistakes

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